Eu só queria saber um pouco mais sobre a palavra “godspeed”, mas mais uma vez fui vitima da curiosidade e entrei numa espiral linguística.
Godspeed é usado para desejar sucesso a alguém que vai iniciar uma nova etapa.
Embora pareça significar “viajar à velocidade de Deus”, a origem é menos literal e vem do inglês médio, “God spede: que Deus te prospere”.
E claro que tive que ir pesquisar o que é o “inglês médio”
O inglês médio era o inglês falado e escrito de 1100-1500, entre o inglês antigo (450–1100) e o inglês moderno (1500-2025).
E claro que tive que me informar sobre o inglês moderno, que se divide em dois: O Inglês Moderno Inicial (1500-1700), que surgiu com a imprensa, e o Inglês Moderno atual, que se expandiu com o Império Britânico.
E o português?
Nasceu do latim vulgar, que era uma variante falada pelos soldados e camponeses do Império Romano até ao ano 800. De 800-1350 usou-se o português arcaico, uma língua comum ao norte de Portugal/Galiza, usada na fala e na poesia trovadoresca. De 1350–1536 usa-se o Português Médio (ou arcaico final), que se separa do galego e se afirma como língua própria. Com os Descobrimentos, usa-se o português clássico, dos Lusíadas. A partir do século XIX, temos o português moderno.
AS MINHAS NOVIDADES
RUA, o meu primeiro projeto, faz 6 anos.
SUGESTÃO DA SEMANA
A banda desenhada Polina
CURIOSIDADE DA SEMANA
O petricor e a geosmina, mais conhecidos como “perfumes da terra”, são compostos orgânicos produzidos por bactérias e algas em ambientes húmidos. É o que dá origem ao cheiro a chuva e terra molhada
DESAFIO DA SEMANA
Esta semana entrem numa espiral de conhecimento - @itsfilipeamorim
Gostaste deste post? Ajuda-me a tornar isto possível e contribui com umas velinhas, que faço anos dia 21 :)
MBway: 938056892